sábado, 29 de setembro de 2012

Instrucionismo X Construcionismo




O Instrucionismo fundamenta-se no princípio de que a ação de ensinar é fortemente relacionada com a transmissão de informação (instrução) ao aluno. A melhoria do ensino, sob esta ótica, consiste em aperfeiçoar as técnicas de transmissão da informação. O computador começou a entrar neste contexto para auxiliar e incrementar o processo de comunicação. Uma das primeiras abordagens foi o da Instrução Auxiliada por Computador (CAI - Computer Assisted Instruction), onde o computador assume o papel de máquina que “ensina” o aluno [VALENTE].

Já o Construcionismo se fundamenta numa perspectiva diversa. O aprendizado é encarado como uma atitude ativa, onde o aluno constrói o próprio conhecimento. O uso dos computadores sob a ótica construcionista parte de uma direção inversa à do Instrucionismo. Nela o aluno, através de um software apropriado, aprende exercitando uma tarefa de "ensinar" o computador [VALENTE].

Apesar de diferentes, as duas filosofias não são necessariamente opostas. Cada experiência de aprendizado pode melhor adequar-se a uma determinada filosofia, ou a uma composição balanceada de ambas.

Fonte: André Santanchè1 - Integrando Instrucionismo e Construcionismo em Aplicações Educacionais através do Casa Mágica

Por Jociete Mota 

3 comentários:

  1. O instrucionismo lembra um pouco o militarismo que tem lá o seus meritos em seus ensinamentos um tanto exagerado na maneira de ensinar.

    Segundo Souza (2006), Piaget e Vygotsky "A abordagem construtivista é a que mais tem gerado beneficios e a que melhor contextualiza e aproveita os recursos tecnológicos para os processos do ensino e aprendizagem." (p.42).

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  2. Não acredito que o termo "exagerado" se enquadre nesse caso.
    O instrucionismo é um bom método de ensino, basta que os professores sem bem preparados para exercer suas atividades.

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  3. Cara colega eu apenas aticei o imbróglio com o objetivo de discutirmos o assunto de forma saudável.

    Veja por exemplo a comparação que Focault (1987), faz sobre o ensino instrucinista e o treino militar:

    "o soldado tornou-se algo que se fabrica; de uma massa informe, de um corpo inapto, faz-se a máquina que se precisa; corrigiram-se aos poucos as posturas; lentamente uma coação calculada percorre cada parte do corpo, se assenhoreia dele, dobra o conjunto, torna-o perpetuamente disponível, e se prolonga, em silêncio, no automatismo dos hábitos”. O aluno é, nada mais, um corpo dócil, nos dizeres do referido autor.
    Fonte:http://aulaimpressa.wordpress.com/2010/09/11/

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